O GIFI – Associação Portuguesa para a Investigação é uma associação privada sem fins lucrativos, criada em Novembro de 1976, cujo objecto é a investigação, de carácter científico, e a divulgação pública de temas que se encontram nos limites (ou para além do limite) dos conhecimentos científicos actuais.

Somos uma associação totalmente independente, em termos sociais e económicos, bem como de orientação política, filosófica ou religiosa. Através do trabalho em equipa, da crítica construtiva, do debate constante, procuramos abrir caminho à abordagem em comum de temas controversos, sem se contender com as convicções de cada um dos nossos associados.

O insólito, o mistério, o imaginário são os catalisadores da nossa curiosidade e vontade de conhecer, seja numa perspectiva factual, seja na da revelação integral da natureza humana.

A investigação de campo cedo fez de nós cépticos, em face da evidência da singularidade dos verdadeiros mistérios, mas a cultura científica manteve-nos de mente aberta, atentos e permanentemente interessados por tudo quanto permanece inexplicado.

Muito do que fazemos actualmente é qualificável como uma antropologia, pois é o Homem – os seus anseios, crenças, tradições e dimensão simbólica – que constitui o cerne de boa parte dos nossos estudos, tanto na dimensão actual, como na perspectiva da História. Mas continuamos a dedicar a nossa atenção às anomalias e outros fenómenos na “fronteira da ciência”, nomeadamente no âmbito da ovnilogia e dos fenómenos paranormais.

As nossas múltiplas viagens pelo país e nalguns outros pontos do mundo ter-nos-ão ajudado a conhecer e respeitar as diferenças, melhor identificando os pressupostos e preconceitos do nosso contexto cultural nativo. Também potenciaram o nosso gosto pela História e o compromisso do GIFI quanto à defesa e promoção do Património, que ao longo dos anos se vieram a somar ao nosso objecto associativo central.