A 13 de Junho de 2024 realizámos uma visita ao castelo de Palmela, na qual participaram membros do GIFI e alguns amigos. A visita foi maravilhosamente guiada pela senhora Drª Isabel Cristina Ferreira Fernandes, arqueóloga da Câmara Municipal de Palmela, que tem participado no inestimável contributo para o estudo e divulgação das ordens militares religiosas realizado pelo Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago (GEsOS) e através das diversas edições do Encontro sobre Ordens Militares, um dos mais importantes a nível mundial sobre este tema.
Para além do percurso pelo castelo, propriamente dito, e demais edificações existentes na fortaleza de Palmela, visitámos os diversos registos arqueológicos resultantes das campanhas e intervenções ali realizadas ao longos dos anos, que revelam vestígios desde o período visigótico, ao muçulmano e ao medieval, com menções importantes a outras campos arqueológicos relevantes da região, entre os quais as grutas da Quinta do Anjo. Naturalmente que a Ordem de Santiago mereceu especial destaque, sediada neste castelo durante a maior parte da sua existência, sendo de mencionar o paço do último Mestre – D. Jorge, filho de D. João II, a Igreja de Santiago e o convento da ordem na sua feição monástica, actualmente Pousada de Portugal.
A nossa cicerone presenteou-nos, ainda, com um exemplar da sua obra “O castelo de Palmela do islâmico ao cristão”, que fica a valorizar a biblioteca do GIFI, e com uma visita à Quinta do Piloto, para prova de vinhos da região.